Uma comitiva do Município de Bodokro, na Costa do Marfim, está hoje e amanhã de visita a Albergaria-a-Velha no âmbito de um protocolo de cooperação amigável descentralizado. Os dois municípios pretendem estreitar relações, com a partilha de boas práticas nas áreas Social e de Educação, bem como potenciar as trocas comerciais.

Após a receção nos Paços do Município, a manhã foi dedicada à componente social com uma visita às instalações da Misericórdia de Albergaria-a-Velha e uma paragem nas Salas Snoezelen e de Integração Sensorial, que constituem uma resposta individual e eficaz às necessidades dos munícipes portadores de deficiência ou incapacidade e/ou problemas sensoriais ou do foro neurológico. Na Costa de Marfim, as respostas sociais públicas são praticamente inexistentes, pelo que a visita a estas instituições podem servir de modelo para o desenvolvimento de novos equipamentos na região de Bodokro.

Uma missão empresarial faz também parte do programa da visita. Hoje à tarde, o Presidente da Câmara Municipal, Koffi Kouakou, e o Subprefeito de Bodokro, Bailly Désiré, acompanhados pela cônsul honorária da Costa de Marfim, Sofia Cordeiro, visitam as empresas 2M – Comércio e Serviços de Eletricidade, VALART – Metalúrgica Central do Vouga, LARUS DESIGN e OMS – Tratamento de Águas. Amanhã, o programa inclui a MC Rios e a Mazel – Rações para Animais, bem como uma passagem na Incubadora de Empresas, durante o período da manhã.

Pela tarde, há ainda tempo para conhecer o Quartel dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha e a Escola Básica do Sobreiro. A finalizar a visita de dois dias, uma reunião de trabalho, com a apresentação de boas práticas de gestão municipal nas áreas da Educação e Ação Social.

A Costa de Marfim é um dos países mais dinâmicos do continente africano, com uma população de cerca de 25 milhões de habitantes. Rica em recursos naturais e possuindo um ambiente seguro, tem já cerca de 320 empresas portuguesas a operar no país, incluindo algumas de Albergaria-a-Velha.